Anjos da Escola

certificada 2011

Instituição
Escola Estadual Dr. Luiz Vieira - Ensino Fundamental
Endereço
Rua Acacia nº1002 - São João - Telêmaco Borba/PR
E-mail
tebluizvieira@seed.pr.gov.br
Telefone
(42) 3273-5532
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Maria da Graça Marson Sella(42) 3273-5532mgmsella@gmail.com
Resumo da Tecnologia

Essa experiência busca fomentar a participação dos alunos na vida escolar com vistas à formação para a cidadania. Por meio dos Anjos da Escola, cria-se um espaço de discussão acerca do processo escolar, fortalecendo noções a respeito de direitos, deveres e convivência comunitária.*{ods4},{ods13}*

Tema Principal

Educação

Tema Secundário

Meio ambiente

Problema Solucionado

A Escola Estadual Dr. Luiz Vieira está inserida em uma comunidade socialmente vulnerável. Os problemas apresentados pela comunidade e que repercutiam no ambiente escolar eram de ordem afetiva, moral e de segurança. Os alunos apresentavam alto nível de agressividade, onde eram registradas diariamente ocorrências de agressões físicas e verbais. Além disso, era notório a baixa auto estima dos alunos e nível de aprendizado abaixo da média, bem como o desprezo pela preservação do patrimônio escolar. A escola passa a ser o ponto de referência primordial na reconstrução de conhecimento e formação do aluno como cidadão, contribuindo com a inclusão social. Pontua-se com essa experiência, a busca por construir a escola como um meio de mediação entre o aluno e o mundo social. Trata-se não apenas de modificar os conteúdos transmitidos pela escola, mas também por sua organização e por seu modo de relação com a sociedade.

Objetivo Geral

Este projeto tem por finalidade desenvolver nos alunos a capacidade de integração com a vida escolar, o aumento de sua auto estima, senso de cooperação e fomentar dessa forma sua participação enquanto cidadãos atuando na escola em sua comunidade.

Objetivo Específico

- Criar espaço de participação do aluno nos projetos da escola; - Dar aos alunos a possibilidade de transformarem a sua realidade; - Propor alternativas, para lutarem por seus direitos e, o mais importante, exercerem a sua cidadania.

Solução Adotada

A solução adotada consiste na criação de uma metodologia participativa formada por um colegiado denominado Anjos da Escola. Esse colegiado oferece oportunidade aos alunos de efetivamente participarem no espaço escolar, proporem alternativas, lutarem por seus direitos e, o mais importante, exercerem a sua cidadania. Anualmente ocorre uma eleição para o cargo de Anjos da Escola: quatro alunos e quatro alunas concorreram ao cargo Anjos da Escola, em eleição democrática, sendo eleitos dois meninos e duas meninas com mandato durante o ano letivo nos períodos, manhã e tarde. São atribuições dos Anjos: recepcionar visitantes, cuidar do jardim, pátio, quadra, livros, intervalo (recreio) procurando evitar confusões e violência. O Anjo que se destacar será premiado com passeio, viagens e atividades recreativas. Através de reuniões com os pais, foi repassada a eles quais seriam as reponsabilidades dos filhos dentro e fora da escola. Cada Anjo conhece suas responsabilidades em relação as ações desenvolvidas no ambiente escolar. A distribuição de tarefas segue uma escala diária. A identificação de cada Anjo se dá através de crachas nominais, por período e turma. Para fins de acompanhamento, são realizadas mensalmente reuniões com os Anjos em cada turno de aula, situação em que são discutidas as dificuldades e os avanços obtidos pelo projeto, e então são realizadas as adaptações e correções necessárias durante todo o período letivo para que o projeto seja efetivamente vivenciado pelos alunos.

Resultado Alcançado

O projeto refletiu positivamente tanto dentro da escola como na comunidade no seguintes aspectos: - Na questão da segurança, devido ao maior envolvimento da comunidade com a escola, hoje os portões ficam abertos durante o dia, assinalando que há harmonia entre a instituição e a população local; - O índice de brigas entre estudantes caiu, a taxa de aprovação aumentou de 73,43% no ano de 2008 para 81,81% no ano de 2010; - Houve melhora na conservação dos livros didáticos e das instalações da escola que não sofre mais com o vandalismo; - Notou-se aumento da auto estima dos alunos.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Telêmaco Borba / Paranásão joão02/2009
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Alunos do ensino fundamental
Quantidade: 432
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Direção1
Equipe pedagógica2
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Filmes educativos de o que significa ser um líder seus direitos e deveres, palestras, textos sobre valores evidênciando responsabilidade, disciplina,cooperação, ética, amizade, justiça, solidariedade.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Não há valores adicionais para o projetos. São utilizados os próprios equipamentos da escola: salas de aula, bibliotecas, sala de informatica, TV, pendrive, filmes e crachás que foram desenvolvidos pela nossa equipe.

Impacto Ambiental

Não foi verificado impacto ambiental direto da TS.

Forma de Acompanhamento

São avaliados em reuniões periódicas todas as ações de cada Anjo. Aqueles que não demonstraram responsabilidade com suas obrigações enquanto Anjo e também como alunos, são substituídos, este ato é lavrado em ata e assinado pelas partes envolvidas.

Forma de Transferência

Através de oficinas com cursos e material disponibilizado na escola, como: o filme feito pela escola sobre o trabalho realizado pelos alunos e palestras realizadas pela equipe pedagógica da escola.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
anjosBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologia