A Gincana Verde

certificada 2015

Instituição
Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social
Endereço
Av. Deputado José marcus Cherém, 864 - Vila São Cristóvão - Uberaba/MG
E-mail
instituto@institutoagronelli.org.br
Telefone
(34) 3313-0770
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social(34) 3313-0770lilia@institutoagronelli.org.br
Marizélia Gomes Costa(34) 3313-0770marizelia@institutoagronelli.org.brfacebook.com/marizelia.gomescosta
Resumo da Tecnologia

A Gincana Verde é uma ação de mobilização social continuada desenvolvida em parceria com a comunidade visando à implementação de práticas socialmente responsáveis a partir de duas vertentes: A educação ambiental para a efetivação da coleta seletiva na cidade e a mobilização local de recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba – FUMDICAU. De forma sistematizada, esta tecnologia promove a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.*{ods4},{ods12},{ods13},{ods17}*

Tema Principal

Meio ambiente

Tema Secundário

Educação

Problema Solucionado

São dois os motivos que impulsionaram o desenvolvimento dessa tecnologia social no município de Uberaba: A inexistência de um sistema estruturado de coleta seletiva para o descarte correto de resíduos, e, a oportunidade em potencial de mobilizar recursos localmente para serem investidos na formação protagonistas de crianças e adolescentes para o exercício pleno da cidadania. Esta tecnologia social tem como objetivo disseminar conceitos e práticas sobre a Responsabilidade Socioambiental sensibilizando a comunidade sobre a importância da separação e destinação correta de resíduos sólidos através da coleta seletiva, bem como, mobilizar recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba – FUMDICAU, que são investidos em projetos sociais locais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. De forma sistematizada, as ações da Gincana Verde promovem a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Objetivo Geral

Mobilizar os três setores da sociedade para juntos desenvolverem ações sistematizadas que propiciem a adoção de práticas socialmente responsáveis (investimentos de recursos localmente) e ambientalmente sustentáveis (descarte correto de resíduos) em prol do desenvolvimento da comunidade local.

Objetivo Específico

• Realização da campanha de sensibilização da comunidade sobre a educação ambiental e a mobilização de recursos para o Fundo da Criança e do adolescente (Vts para TV, spot para rádios, email marketing, publicação de dicas em redes sociais, blog, participação em programas de rádio, televisão, confecção e divulgação de material gráfico da campanha, outdoor, etc.). • Mobilização de atores sociais para participação ativa nas diferentes ações da tecnologia (oficinas nas escolas; workshop/capacitações da comunidade e parceiros; participação em eventos para divulgação dos pontos de coletas permanentes, etc.) • Mobilização de recursos por meio da sensibilização de atores sociais, empresas e seus colaboradores sobre a possibilidade de destinação do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (seminários, palestras diversas, visitas às empresas, divulgação da prestação de contas da campanha no ano anterior, etc.)

Descrição

De forma sistematizada, as ações da Gincana compreendem a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial, envolvendo os três setores (público, privado e terceiro setor) para juntos desenvolverem ações continuadas sobre a coleta seletiva, a educação ambiental e a mobilização de recursos para o FUMDICAU, promovendo a defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Compreendem as atividades da gincana: 1) Mobilização e estabelecimento de parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior que aderem à campanha voluntariamente e instalam pontos de coletas de materiais recicláveis em suas dependências. Esses pontos de coletas são visitados periodicamente pela nossa equipe que acompanha e da o suporte à empresa/instituição sempre que necessário. A Coleta dos materiais recicláveis nesses pontos é feita pela Cooperativa de Catadores Autônomos de Uberaba (COOPERU), que se beneficia com o material coletado, aumentando a geração de renda dos catadores. 2) A sensibilização da comunidade para levarem os materiais recicláveis aos pontos de coleta acontece de duas formas: 1º - Através das crianças, adolescentes e educadores das escolas públicas e Instituições comunitárias que participam das ações da Gincana dentro do Projeto Criança Recicla Vida. (Ação que trabalha a educação ambiental de forma teórica e prática nas instituições da cidade, e dentro da Gincana faz uma premiação das ações que se destacam como práticas a serem reaplicadas em outras instituições. Estas ações são realizadas pelos professores que voluntariamente aderem à Gincana e coordenam as atividades in loco. Também publicamos uma cartilha sobre as ações realizadas pelos professores e seus alunos, socializando os bons exemplos de como se trabalhar a Educação Ambiental com o público infanto-juvenil). 2º - Através da Campanha de marketing e mobilização da Gincana Verde, no segundo semestre do ano (outubro a dezembro), evidenciando à comunidade, a importância do descarte correto de resíduos e da coleta seletiva para a cidade. Além de material publicitário sobre o Fundo da Infância FUMDICAU e a COLETA SELETIVA, o projeto articula e mobiliza a imprensa escrita, televisiva, radiofônica e on-line para contribuir e dar visibilidade às ações da tecnologia social “A gincana verde”. A campanha é financiada por meio de cotas de patrocínios adquiridas por empresas de Uberaba e região, que investem nas ações da Gincana e em contrapartida recebem oficinas/palestras sobre responsabilidade social e fiscal, realizadas pela equipe do Iades com o apoio de parceiros como a Receita Federal e o Sindicato dos Contabilistas da cidade. Nestas oficinas, além de falar sobre a responsabilidade social empresarial, a educação ambiental, entre outros temas, também conscientizamos o empresário, o contador, os funcionários, sobre os benefícios que o direcionamento do recurso (Imposto de Renda) para o Fundo Municipal pode trazer ao segmento da criança e do adolescente da cidade, com o objetivo de incentivar a destinação de recursos para o Fundo. Também lançamos produtos como camisetas de fio PET e sacolas sustentáveis como meio de mobilizar recursos de outras fontes, e o lucro das vendas desses produtos é destinado ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Outras ações também são desenvolvidas como o Seminário “Tributo a Cidadania”, que visa disseminar informações para a comunidade sobre as possibilidades de destinar o Imposto de Renda em até (6% Pessoa Física) e (1% Pessoa Jurídica) para o Fundo. O “Mutirão do Resíduo Eletrônico” cuja ação recebe e destina corretamente as sucatas de informática e seus assessórios trazidos por empresas e pela comunidade, sem custo para quem destina. A campanha “Empresas ligadas”, é outra ação que incentiva a destinação correta de lâmpadas, com custo mínimo para a comunidade e pequeno investimento para as empresas, pois, a destinação conjunta desonera o investimento que a empresa faria, caso resolvesse destinar as lâmpadas individualmente. O óleo de cozinha também é coletado em alguns pontos e destinado para empresa que trata esse resíduo e vende para empresas licenciadas que produzem subprodutos oriundos deste material. Todas as empresas, atores sociais e parceiros que contribuem com essa tecnologia beneficiam e são beneficiados pelas ações. O trabalho é árduo, mas tem dado bons frutos, e os bons resultados podem ser comprovados a cada ano: com o aumento de materiais coletados; com o aumento de recursos mobilizados seja através das cotas empresariais, seja através da destinação do Imposto de Renda ao Fundo, seja com a venda de produtos alusivos a campanha, seja com a adesão de novos parceiros ou com a participação efetiva da comunidade. No fim, quem ganha é a cidade de Uberaba, com cidadãos mais conscientes, com o meio ambiente preservado, com recursos investidos localmente, com uma comunidade em crescimento a partir da contribuição de todos, trabalhando em prol do desenvolvimento social e da sustentabilidade.

Resultado Alcançado

Os dados aqui descritos são referentes a 7 edições da “Gincana Verde” realizadas de 2008 a 2014, em Uberaba/MG: 3684 crianças e adolescentes envolvidos diretamente com o projeto; 132 professores capacitados pelo Curso de Educação Ambiental, 84 escolas públicas e instituições comunitárias participantes diretamente; 13.736 pessoas envolvidas indiretamente (familiares das crianças, comunidade escolar, profissionais voluntários, entre outros); 15 postos de coleta instalados e monitorados; 32 toneladas de recicláveis destinados corretamente; 114 empresas e apoiadores mobilizadas nas Campanhas; 1559 Kg lacres de latinhas coletados; 990 kg pilhas e baterias coletadas; R$ 109.090 mil reais captados com empresas para realização das campanhas; R$ 8.314,75 reais destinados ao FUMDICAL; R$ 3.120,00 reais mobilizados com a venda de produtos alusivos à Gincana Verde Ressaltamos que os pontos de coletas da gincana são permanentes, e , mesmo com o término da campanha a comunidade continua levando os resíduos para serem descartados corretamente. A COOPERU continua passando nos pontos para retirar os materiais recicláveis. Outras ações começam a surgir a partir destas ações, como é o caso da campanha semestral "empresas ligadas" que incentiva o descarte correto de lâmpadas, rateando o frete e os valores cobrados por lâmpada (minimizando custos para as empresas que fazem o descarte correto, e até mesmo pela comunidade); o Mutirão de resíduo eletrônico, que também é uma ação permanente, e recebe os resíduos eletrônico tanto de empresas quanto da comunidade, incentivando o descarte correto. Estes são descartados gratuitamente, em parceria com empresa que busca os resíduos, semanalmente (sem custo). O descarte correto de óleo de cozinha, também é uma ação permanente. O Instituto Agronelli é a única instituição em Uberaba que faz essa articulação para descarte corretos de resíduos e a coleta seletiva, sendo inclusive referência até mesmo para a Prefeitura da cidade, que indica a instituição quando são procurados pela comunidade. *** Já a campanha de sensibilização de Pessoas Físicas e Jurídicas para destinarem o imposto devido para o Fundo da Criança conta com o apoio de parceiros importantes como a Receita Federal, Sindicato de Contabilista e Fiemg, em todo ano, são realizadas ações para dar visibilidade a esta ação, inclusive com a realização do seminário Tributo a Cidadania, palestras nas empresas e visitas para esclarecimento de dúvidas e repasse de informações.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Uberaba / Minas GeraisComunidade urbana e rural03/2008
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Adulto
Alunos do ensino básico
Alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino médio
Alunos do ensino superior
Catadores de material reciclável
Crianças
Diretor de escola
Famílias de baixa renda
Gestores Públicos
Idosos
Jornalistas
Jovens
Lideranças Comunitárias
Mulheres
Organização não Governamental
População em geral
Portadores de deficiência
Professores do ensino básico
Professores do ensino fundamental
Professores do Ensino Médio
Professores do Ensino Superior
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Sala com equipamento multimídia para capacitação dos atores sociais (coordenador, estagiário, professores, etc.) que implementarão a tecnologia social; Produtos para premiação da Gincana: 2 Notebooks, um para a escola e o outro para o educador vencedor da Gincana e 3 bicicletas para premiação de alunos em concurso cultural/ambiental (três categorias de ensino: infantil, fundamental e médio) - Estes, poderão ser substituídos por outros produtos/prêmios, conforme a realidade local; Material gráfico para a campanha (folder, cartaz, outdoor, Video (VT da campanha, spot para rádio), diagramação e impressão do produto final: cartilha com os trabalhos desenvolvidos pelas escolas participantes da Gincana) – Deverá ser contratado os serviços de agência publicitária para desenvolvimento do material da campanha (dando uma “cara”, identidade à mesma); Suportes de metal para pontos de coleta com Bag (saco de ráfia para depósito de materiais) – quantos forem necessário (dependerá do porte da comunidade e da quantidade de Pontos de coletas articulados com os parceiros); Veículo ou ajuda de custo para locomoção (coordenador e/ou estagiário visitar os pontos de coletas e parceiros da tecnologia); Computador com acesso a internete, impressora, telefone, (recursos que auxiliam na mobilização/contato com os atores sociais, parceiros, etc.) – Recursos que podem ser articulados com instituições parceiras.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Estimamos cerca de R$ 53.000,00 para implementação da tecnologia: Produtos/prêmios da Gincana: R$ 3.000,00; Material gráfico/serviços PJ para a campanha R$ 16.000,00; Suportes de metal p/ pontos de coleta com Bag R$ 3.000,00; Ajuda de custo p/ equipe: 2.000,00; Coordenador e estagiário: R$ 24.000,00; Encargos sociais R$ 5.000,00. Custos podem ser minimizados com articulação de parcerias.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Uberaba - COOPERUColetora dos materiais recicláveis nos pontos de coletas instalados em instituições parceiras
Comitê de Cidadania Regional Vale do Rio Grande de Minas Gerais- FIEMGApoio na articulação de empresas para aderir à tecnologia, cessão de espaço físico para realização de capacitações e wokhop
Instituto Federal de Educação Tecnológica - Campus Uberaba (IFTM)Disponibilização de estagiários e professores para apoio nas ações do mutirão de resíduo eletrônico, Apoio nas ações de capacitação, palestras em educação ambiental, certificação das atividades da tecnologia, como atividades de extensão, etc.
Universidade de Uberaba - UNIUBEApoio nas ações de capacitação (disponibilização de professores universitários e estudantes de graduação)
Receita Federal - em UberabaApoio nas palestras e ações de capacitação/mobilização de recursos (imposto de renda) para o Fundo da Criança e do Adolescente de Uberaba
Sindicato dos Contabilistas de UberabaApoio nas palestras e ações de capacitação/mobilização de recursos (imposto de renda) para o Fundo da Criança e do Adolescente de Uberaba junto às empresas da cidade.
Escolas da Rede Pública de Uberaba e regiãoOs professores coordenam as ações teóricas e práticas sobre educação ambiental nas instituições que trabalham, envolvendo crianças e adolescentes.
Instituições comunitárias do segmento da criança e do adolescente de Uberaba e regiãoOs educadores coordenam as ações teóricas e práticas sobre educação ambiental nas instituições que trabalham, envolvendo crianças e adolescentes.
Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Relatório da campanha empresas ligadasBaixar
Cartilha de Educação Ambiental - Ano 2010Baixar
Cartilha de Educação Ambiental - Ano 2011Baixar
Cartilha de Educação Ambiental - Ano 2013Baixar
Matéria sobre a tecnologia social que ficou em 2º lugar no Premio Uma boa história mobiliza da Revista FilantropiaBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

A Gincana Vivenciando os 3Rs, passou a adotar o slogan "A Gincana Verde" em 2013. Destacamos que a premiação da Gincana tem o objetivo de incentivar a adesão às ações promovidas pela tecnologia social. Os vencedores são escolhidos por uma comissão externa: convidamos representantes de diferentes segmentos da sociedade (conselhos de políticas públicas: ambiental, da criança e do adolescente e de educação, veículos de comunicação, representante do comitê de cidadania da FIEMG, entre outros), eles analisam os portfólios das atividades realizadas pelas instituições e escolhem os vencedores seguindo os critérios de avaliação que são estabelecidos por um regimento interno que é entregue às escolas no ato de inscrição para participação na tecnologia social.